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Home » Blog » Comissão de Formatura » 3 dicas de como evitar problemas em comissões de formatura

3 dicas de como evitar problemas em comissões de formatura

  • Alexandre Kanaan
  • 06/02/2019
  • 18/07/2024
  • 3 minutos

Dizem que é errando que se aprende, certo? ERRADO, ainda mais quando o assunto é arrecadação financeira (xô, problema!).

Uma vez que a maior parte dos membros de comissão talvez nunca tenha exercido um papel tão importante. O Keeper, entende muito dessa situação. Por isso, já ajudamos mais de 600 comissões a passar por essa experiência da forma mais segura e tranquila possível.

Neste post, decidimos transformar nossos anos de experiência em: 3 dicas essenciais de como evitar os problemas que possam surgir em sua Comissão de Formaturas. Vamos lá?

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DICA 1 – Questione, questione e, se precisar, questione mais uma vez as propostas oferecidas pelas agências de formatura!
DICA 2 – A comunicação vai falhar. Por isso, tenha tudo registrado!
DICA 3 – Sabe aquele colega da faculdade que nunca faz nada nos trabalhos em grupo? Ele também existe na sua comissão!

DICA 1 – Questione, questione e, se precisar, questione mais uma vez as propostas oferecidas pelas agências de formatura!  

Normalmente, reuniões com agências de formatura são super animadas e cheias de mimos, você sairá encantado, mas… CUIDADO! Essas reuniões podem tirar das comissões do verdadeiro foco: entender as vantagens e desvantagens de fechar negócio com aquela agência.

Preste atenção nos valores oferecidos, taxas que podem ser cobradas e supostamente isentadas,  entenda o que já deu de errado na realização de suas formaturas anteriores e como a agência se posicionou,  analise a sua postura quando falarem de assuntos mais delicados como esse.

Para ir bem preparado para essa conversa, reúna os membros da comissão e anote todas as perguntas que devem ser feitas, também é válido pesquisar sobre a agência em sites como Reclame Aqui e, se encontrar relatos negativos, leve para reunião e peça uma explicação do ocorrido. Vocês se sentirão mais seguros e a agência terá um olhar diferenciado para sua comissão.  

DICA 2 – A comunicação vai falhar. Por isso, tenha tudo registrado!

Hoje em dia a comunicação está bem mais fácil, temos Whatsapp, Facebook e  Instagram que nos possibilitam mandar aquele recado para geral em questão de segundos. Mas, a minha provocação para você é: será que a rede social é o meio mais adequado para avisar os formandos sobre TUDO?

Posso dizer que sim, mas não use apenas a rede social. Terão momentos em que vocês precisarão do auxílio do nosso velho amigo e-mail para formalizar assuntos mais sérios, como, cobranças, envio de contratos, anúncio sobre saídas de membros da comissão, além dos resumos do que rolou nas assembleias.

Acredite, por mais que a comissão explique, fale pessoalmente,  mande o mesmo recado várias vezes… Sempre terão os desinformados que falarão para você: “Olha, essa informação não chegou para mim”.

Bom, é nesse momento que você agradece o seu eu do passado por ter tirado 15 minutinhos do dia para enviar um e-mail oficial a todos os envolvidos.

DICA 3 – Sabe aquele colega da faculdade que nunca faz nada nos trabalhos em grupo? Ele também existe na sua comissão!

Entretanto, nem sempre temos intimidade ou até mesmo coragem de chamar a atenção dos nossos colegas. Então, a melhor saída é estabelecer Regras e Punições dentro da sua comissão de formatura.

Um bom exemplo disso é o da Medicina Santa Casa 2018. Para manter a ordem e a boa convivência entre os membros da sua comissão, eles estabeleceram a seguinte regra e punição:

Regra: as datas das assembléias e reuniões devem possuir um quorum* mínimo de 70% da comissão de formatura. Os membros que faltarem devem dar uma justificativa válida e, dependendo do caso, enviar uma comprovação.

Punição: caso o membro falte na assembléia e não possua uma justificativa válida, ele correrá o risco de perder alguns benefícios exclusivos da comissão, como por exemplo, perda de convites extras.

É válido ressaltar que não existe uma receita de bolo e tudo deve ser conversado e acordado entre os membros, afinal, o combinado não sai caro!

Quer saber mais? Fale conosco!

*Quorum é o termo dado ao número mínimo de pessoas necessárias para que uma sessão ou deliberação possa ser válida.

Foto de Alexandre Kanaan

Alexandre Kanaan

Profissional com mais de 12 anos de experiência na área comercial, atuando em empresas nacionais de grande porte, destacando-se os segmentos de bebida para eventos e arrecadação financeira para formaturas.
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