Keeper Formaturas

Entenda o que você pode fazer ainda na faculdade para seu futuro profissional

É comum que os jovens universitários pensem na vida profissional apenas quando começam a procurar por um estágio, né? Mas a verdade é que ela começa muito antes do que imagina!

E não é só de festas e cervejadas que é feita a época de faculdade, viu? É importante já começar a pensar na carreira profissional desde o primeiro dia como calouro. 

Afinal, acredite, sua carreira está diretamente ligada às atitudes que você irá tomar durante a faculdade. E planejar o futuro profissional nesse momento será um fator decisivo para o sucesso.

Então, quer entender melhor o que você pode fazer para o bem do seu futuro profissional ainda na faculdade? Acompanhe nossas dicas!

Planeje sua carreira

O primeiro passo para começar a planejar sua carreira, é perguntando a si mesmo quais são seus objetivos. Você quer morar fora do país? Trabalhar em uma empresa multinacional ou startup? Qual é o cargo que quer alcançar ou então em quanto tempo quer atingir essa meta?

Com as respostas a essas perguntas, trace um plano de ação considerando todas as possibilidades que a sua graduação oferece e as oportunidades do mercado de trabalho. Seu plano de ação pode ser, por exemplo, fazer um curso de idioma ou excel. 

Procure escrever suas metas e definir os prazos para concluí-las. Assim seus objetivos e sua carreira não ficam esquecidos em uma gaveta!

Trabalhe seu networking

Você sabia que o seu networking começa durante a faculdade? A sua rede é um dos pontos principais para o seu sucesso profissional, afinal, é através dele que você pode ter acesso a oportunidades e informações sobre o mercado.

E na faculdade é o momento certo de começa-lo, já que você estará convivendo com pessoas que irão atuar na sua área!  Você pode começar sendo responsável nos trabalhos em grupo, participando de projetos e eventos da faculdade, além de manter contato com professores e profissionais da sua área.

Faça outros cursos 

Verdade seja dita: quem irá definir o profissional que será no futuro é você mesmo. Por isso, é essencial investir no conhecimento muito além das aulas da faculdade. Afinal, por mais que a graduação tenha muita importância para sua formação profissional, nem sempre ela irá fornecer toda a informação que você precisa para se destacar no mercado de trabalho.

Acontece, que muitas vezes, as faculdades não conseguem acompanhar a velocidade das mudanças que acontecem no mercado. Por isso, é fundamental investir em cursos – de curta ou longa duração – para se qualificar.

E vale tudo, viu? Desde cursos voltados para sua área, como workshops e especializações, ou então para desenvolver outras habilidades, como liderança ou oratória. Mas é importante se manter focado no que é relevante para seus objetivos e metas profissionais, e que pode enriquecer o seu currículo em longo prazo.

Faça um intercâmbio

A oportunidade de fazer um intercâmbio, aprender uma nova língua e cultura, se tornou uma experiência que naturalmente vai levar você a desenvolver várias habilidades importantes para o mercado de trabalho.

Atualmente o mercado está tão competitivo que saber falar inglês, por exemplo, deixou de ser um diferencial, né? Mas ao mesmo tempo,  ele valoriza muito a experiência internacional vivida ao longo do intercâmbio, sabia? Principalmente se você teve a experiência de estudar e trabalhar no exterior!

E o período da faculdade é um ótimo momento para viver essa experiência. Diversas universidades possuem parcerias com instituições estrangeiras e centrais de intercâmbio que facilitam muito todo o processo.

Então, se você quer aprimorar seus conhecimentos em um diferente idioma, conhecer outras culturas, promover seu desenvolvimento pessoal, fazer novas amizades e ainda melhorar seu currículo, fazer intercâmbio é, sem dúvidas, uma excelente opção. 

Participe de entidades

As entidades são ótimas oportunidades de desenvolver habilidades profissionais durante a faculdade, sabia? Não importa de qual você faça parte, sejam as atléticas, empresas juniores ou então centros acadêmicos, todas irão agregar para a construção de seu currículo.

Participar das atividades oferecidas por elas, é uma importante oportunidade de desenvolver habilidades que irão exigir uma boa capacidade de gestão, organização, responsabilidade, trabalho em equipe ou eventos, por exemplo. 

Estagie em diferentes áreas

O estágio é uma das atividades mais importantes para a sua formação acadêmica e profissional. É nele que você poderá colocar em prática o conhecimento teórico da faculdade e melhor, você também irá adquirir conhecimentos práticos que normalmente não são ensinados na sala de aula.

Entretanto, o estágio é também o lugar onde você irá descobrir qual caminho profissional quer seguir e do que realmente gosta de fazer. Por isso, é importante diversificar suas experiências de estágio enquanto ainda está na faculdade.

Fica tranquilo!

A verdade é que dentro da faculdade ninguém tem nenhuma experiência profissional para adicionar no currículo! Mas aproveite todas as suas vivências e projetos acadêmicos a seu favor neste primeiro momento, ok?