Keeper Formaturas

Estágio profissional: o que é e importância para a carreira

O estágio profissional é etapa que marca a vida acadêmica de muitos universitários porque une a teoria aprendida na sala de aula e a prática no mercado de trabalho. 

Então, vale a pena buscar entender como funciona o estágio profissional e quais são as vantagens de vivenciar essa experiência durante a faculdade.

Neste artigo, você vai entender o que é estágio profissional, a importância para a sua carreira e como desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho unindo teoria e prática. 

Siga a leitura e confira!

O que é estágio profissional? 

O estágio profissional faz parte da formação superior de universitários e conecta o conteúdo apresentado durante as aulas com as atividades práticas do mercado de trabalho. 

Durante o estágio, o estudante trabalha em uma empresa ou instituição desempenhando tarefas relacionadas ao seu curso em andamento, sempre sob a supervisão de profissionais mais experientes. 

Previsto na Lei n.º 11.788, conhecida como “Lei do Estágio”, o estágio costuma fazer parte do projeto pedagógico da grande maioria dos cursos superiores no Brasil. 

Segundo a Lei, o estágio pode ter duração máxima de dois anos, sendo que, ao final dos primeiros 12 meses de atividades, o estagiário tem direito a férias. 

A condição obrigatória para fazer um estágio é que o aluno esteja devidamente matriculado e frequentando regularmente um curso técnico, médio ou de ensino superior.

webinar planejamento financeiro

Quais são as vantagens de fazer um estágio profissional?

  • Colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula
  • Desenvolver competências profissionais
  • Entender a dinâmica do ambiente de trabalho
  • Criar network com profissionais da área
  • Praticar o autoconhecimento
  • Descobrir qual caminho seguir na carreira

Quais os três tipos de estágio? 

No Brasil, existem atualmente três tipos de estágio: obrigatório, não obrigatório e internacional. Entenda a seguir as diferenças!

Estágio obrigatório 

No estágio obrigatório, o estudante precisa, durante o período do curso, realizar um estágio em alguma empresa ou instituição, cumprindo com os pré-requisitos exigidos.

Para um estágio ser considerado obrigatório, existem algumas condições: 

  • Fazer parte da grade curricular;
  • Ser obrigatório para a colação de grau;
  • Exigir comprovação por meio de um relatório detalhado.

Nas faculdades e universidades brasileiras, é comum que os estudantes precisem apresentar o relatório de estágio obrigatório até o final do curso. 

Esse documento comprova que o estudante obteve essa experiência profissional durante sua formação. Além disso, esse documento também costuma apresentar as funções desempenhadas durante a rotina de estágio na empresa contratante. 

Estágio não obrigatório 

O estágio não obrigatório é considerado opcional pela universidade ou instituição de ensino para a graduação do estudante, porém, costuma ser uma ótima oportunidade de contribuir com a formação profissional. 

Então, mesmo que não seja obrigatório, considere a possibilidade de fazer um estágio, viu? Olha só o que você consegue quando toma essa decisão:

  • Adquirir as primeiras experiências profissionais 
  • Dar início a uma carreira
  • Incluir a experiência no currículo 
  • Integrar ao mercado de trabalho 
  • Ter a chance de ser efetivado ao final do estágio 

Estágio internacional 

Por fim, o estágio internacional é o tipo de estágio em que o estudante vivencia uma experiência no exterior, ampliando seu conhecimento cultural e profissional. 

Com o estágio profissional, o estudante pode desenvolver habilidades de fala e escrita em outro idioma, além de conhecer a dinâmica de trabalho em uma empresa estrangeira. 

Mesmo com tantas vantagens, o estágio internacional costuma ser a opção menos explorada pelos estudantes por ser um pouco burocrática e envolver custos financeiros com a viagem. 

Se você tiver essa chance, aproveite!

universitário em um estágio profissional

Qual é a finalidade de um estágio profissional? 

A finalidade de um estágio profissional não é oferecer um emprego formal, mas sim uma oportunidade de complementar o aprendizado obtido em sala de aula. 

Outro ponto importante para se considerar é que o estágio deve ser feito, obrigatoriamente, na área de estudo do estagiário. Isso garante que o aprendizado prático seja coerente com a teoria da sala de aula. 

Um programa de estágio deve oferecer a oportunidade para o estudante vivenciar o mundo profissional enquanto recebe orientação de profissionais mais experientes. 

Essa é uma etapa fundamental para construir a base da sua carreira profissional, que está só começando!

Quem pode realizar um estágio profissional? 

Todo estudante universitário pode realizar um estágio profissional, seja obrigatório, não obrigatório ou internacional.

Para isso, é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. 

Além disso, muitas empresas exigem que o estagiário esteja cursando a partir do segundo ou terceiro ano, embora isso possa variar conforme o curso e a empresa.

Já deu para perceber que o estágio profissional é uma excelente oportunidade, né? Com essa vivência, você tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, ganhar experiência prática e se preparar melhor para o mercado de trabalho. 

Você também pode gostar de ler:

Além do estágio: como desenvolver habilidades para o mercado de trabalho?

Junto ao estágio profissional, você também pode desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho por meio de experiências na própria universidade.

Quer saber como? Então aqui vai um bom exemplo: a comissão de formatura

A comissão é formada por uma parcela da turma e responsável por assumir as funções necessárias para a organização da formatura. Também é responsabilidade da comissão arrecadar o dinheiro para fazer a festa de formatura e outros eventos. 

webinar comissão de formatura

Essa é uma tarefa longa e desafiadora, como você deve imaginar! Mas a boa notícia é que o Keeper facilita esse processo.

Com plataforma completa de arrecadação do Keeper, a comissão conta, com ferramentas que ajudam a planejar, realizar a arrecadação e fazer a gestão das finanças de forma prática e transparente. 

Faça parte da comissão e venha pro Keeper!

Perguntas frequentes sobre estágio profissional 

O que é estágio profissional? 

O estágio profissional conecta a teoria universitária à prática no mercado. Supervisionado por profissionais, permite ao estudante aplicar conhecimentos, desenvolver competências, entender a dinâmica do trabalho, criar networking e se descobrir na carreira. 

Quais os três tipos de estágio? 

No Brasil, existem três tipos principais de estágio: obrigatório, não obrigatório e internacional. 

O estágio obrigatório faz parte da grade curricular e é necessário para a colação de grau. Já o estágio não obrigatório é opcional, mas essencial para desenvolver experiência profissional. Por fim, o estágio internacional oferece vivência no exterior, ampliando conhecimento cultural e profissional.

Qual é a finalidade de um estágio profissional? 

A finalidade do estágio profissional é complementar o aprendizado de sala de aula, garantindo experiência prática na área de estudo. Isso faz toda a diferença no início de uma jornada profissional!

Quem pode realizar um estágio profissional? 

Todo estudante universitário matriculado em uma instituição reconhecida pelo MEC pode realizar um estágio profissional. Além disso, muitas empresas exigem que o aluno esteja cursando a partir do segundo ou terceiro ano.

fale com o keeper
Diretor comercial