Keeper Formaturas

Colação de grau: entenda como funciona a cerimônia

A colação de grau é um dos momentos mais épicos da vida universitária. Os formandos recebem o tão esperado diploma e finalmente deixam de ser estudantes para se tornarem verdadeiros profissionais na carreira que escolheram!

Na cerimônia, além de receber o diploma e assinar a ata, acontece o juramento da colação de grau, alguns discursos inspiradores e homenagens que fazem dessa etapa uma das mais aguardadas de toda a formatura.

Quer entender cada detalhe dessa cerimônia inesquecível? Fique ligado! Aqui respondemos as perguntas mais frequentes sobre colação de grau!

O que é e como funciona a colação de grau?

A colação de grau é, sem dúvida, um dos pontos altos de uma formatura. É quando os graduandos oficialmente recebem o título no curso ao qual se dedicaram por anos!

Na prática, a cerimônia de colação de grau é dedicada à entrega dos diplomas aos estudantes que cumpriram todas as etapas do percurso curricular. Mas também é comum que, de forma provisória, a instituição entregue um certificado de colação de grau até o diploma definitivo ficar pronto.

Para chegar até o dia dessa cerimônia, é preciso percorrer um longo caminho. Algumas comissões de formatura dedicam um bom tempo preparando a colação de grau da faculdade para que cada detalhe seja perfeito. 

Existem diversas preocupações, como a preparação dos discursos, dos convites, da decoração, das roupas e das fotos da colação de grau. 

O presidente da comissão de formatura e/ou um professor padrinho da turma podem ser responsáveis pelos discursos, por exemplo. 

Normalmente, a instituição de ensino disponibiliza as famosas becas para os formandos colocarem por cima da roupa. É assim que a colação de grau fica no clima de filmes como “O primeiro ano do resto de nossas vidas”, “Ladybird” e “High School Musical”. 

ebook comissão de formatura

Por que a colação de grau é obrigatória?

Apesar de não ser necessário seguir toda a tradição, a cerimônia de colação é obrigatória, já que oficializa a conclusão do curso. A instituição exige a assinatura da ata de colação de grau para comprovar que você recebeu o diploma ou o certificado de conclusão de curso.

Por isso, mesmo quando a comissão de formatura não planeja um evento especialmente dedicado à colação de grau, a instituição de ensino realiza uma cerimônia para que os alunos recebam o diploma ou o certificado de conclusão e assinem a ata.

O que acontece se eu não participar da colação de grau?

É normal que, por imprevistos ou motivos pessoais, alguns alunos não possam comparecer à cerimônia de colação de grau.

Nesses casos, o aluno deve procurar uma alternativa, pois a colação de grau é obrigatória para que o diploma seja devidamente entregue e que não ocorram problemas posteriores com a comprovação da conclusão do curso.

Uma das alternativas é enviar um representante autorizado por procuração para assinar a ata e receber o diploma ou certificado de conclusão no lugar do aluno.

Outra opção é a colação de grau em gabinete, que, basicamente, é uma cerimônia simplificada na qual o estudante comparece à reitoria ou à secretaria escolar da instituição de ensino para realizar todo o trâmite.

Mas, aqui vai uma dica: se você puder, não deixe de participar da colação de grau com a sua turma. É um momento emocionante, inclusive para a sua família, e que fica de lembrança para a vida toda!

O que é preciso para a colação de grau?

Para participação na colação de grau os alunos precisam cumprir alguns requisitos. Então fique atento e não vacile, viu?

Entenda quais são:

  • Concluir todas as disciplinas obrigatórias e complementares da grade curricular do curso;
  • Ser aprovado no trabalho de conclusão de curso;
  • Realizar os estágios obrigatórios exigidos, se for o caso;
  • Entregar todos os documentos exigidos.

Normalmente, os documentos exigidos são as cópias do RG, do CPF, da Certidão de Nascimento ou de Casamento, o Certificado Militar (apenas para homens), o Certificado de Quitação Eleitoral e a Negativa de Débitos da Biblioteca Universitária.

checklist formatura

Como é feita a colação de grau?

Tradicionalmente, a colação de grau respeita alguns passos importantes.

Primeiro, após abrirem a sessão, os mestres de cerimônia convocam os convidados da mesa de honra (formada por coordenadores de curso, padrinhos, paraninfo, etc.). 

Começa então a entrada dos formandos em ordem alfabética, seguida pela entrada dos professores. Com isso, a solenidade se inicia de forma oficial.

Os formandos fazem então o seu juramento profissional, com a leitura dos princípios que devem orientar a atuação dos futuros profissionais em sua área de atuação.

Por fim, antes da entrega dos diplomas e encerramento da cerimônia, são feitos os discursos, começando, normalmente, por um orador da turma, seguido do paraninfo e do padrinho da turma.

Finalmente, os alunos levantam um por um para receberem o “canudo” e assinarem a ata de colação de grau. É difícil segurar a emoção!

Você também pode gostar de ler:

grupo de universitários na colação de grau da faculdade

Como organizar uma formatura inesquecível?

Para ter uma cerimônia de colação de grau especial em cada detalhe, além de uma festa de formatura à altura desse momento único, é fundamental que a comissão de formatura se organize com antecedência.

Então, o ideal é começar a arrecadação ainda no início do curso. Assim, a turma não vai ter problemas para custear aluguel de espaços, decoração, buffet, fotógrafo, convites e tudo mais o que for necessário.

Se a sua comissão de formatura ainda está planejando como arrecadar fundos e quer garantir que cada passo dessa jornada até a formatura seja especial, o Keeper pode ajudar!

Com o apoio do Keeper, a comissão tem acesso a um um aplicativo completo de gestão de arrecadação, incluindo ferramentas para gerenciar os custos, ganhos e inclusive pagamentos mensais de adesão dos membros da turma. 

Outros diferenciais do Keeper Formaturas é a possibilidade de emitir boletos, criar lojas virtuais com produtos da turma e até mesmo de vender ingressos para festas e outros eventos de arrecadação de fundos!

Quer saber mais sobre como o Keeper pode ajudar a comissão de formatura a preparar a colação de grau? Mande uma mensagem no nosso WhatsApp e descubra agora mesmo!

fale com o keeper

Perguntas frequentes

Veja as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre colação de grau.

Qual a diferença de formatura e colação de grau?

Normalmente, formatura é o nome dado que se refere à cerimônia de colação de grau, momento em que são entregues os diplomas ou certificados de conclusão de curso, já que é o único evento obrigatório. Mas, é claro, a formatura também pode ter jantar, missa e o clássico baile de gala.

Colação de grau é paga?

Não. Contudo, alguns serviços que envolvem a cerimônia podem gerar custos, que podem ser pagos individualmente ou pela comissão de formatura, como fotógrafo profissional, decoração e aluguel de becas.

Quem faz EAD tem colação de grau?

Sim, mesmo em cursos de ensino a distância, a colação de grau é um procedimento obrigatório para todos os estudantes do ensino superior.

O que o MEC fala sobre colação de grau?

De acordo com o MEC, as regras e procedimentos para a colação de grau são uma questão institucional, sobre a qual o regimento interno da instituição deve fornecer as devidas orientações e determinações.

Quem chamar para colação de grau?

Normalmente, os convidados são os familiares e amigos mais próximos dos formandos.

O que não fazer na colação de grau?

– Usar roupas coloridas por baixo da beca;
– Mexer no celular durante a cerimônia;
– Chegar atrasado;
– Levar buzinas, apitos e afins;
– Fazer uso de bebida alcoólica.

Como é a colação de grau sem cerimônia?

A colação de grau em gabinete é uma alternativa para quem não pode comparecer à cerimônia oficial da turma. Nesse caso, o aluno deve comparecer junto à reitoria, secretaria de ensino ou entidade equivalente para assinar a ata de colação de grau e receber o diploma ou certificado de conclusão de curso.

Diretor comercial