Você está no segundo ano da graduação e ainda não sabe quais cargos incluir na comissão de formatura? Então confira neste artigo quais são os mais utilizados e fique ligado para não deixar isso para a última hora.
A formatura é um momento muito especial para os alunos, seus pais e amigos. Afinal, essa celebração representa os esforços realizados por muitas pessoas. Portanto, é crucial que seja uma experiência marcante para todos (no bom sentido, é claro!).
Uma das formas mais eficientes de evitar estresse no momento da organização da formatura é criar uma comissão de formatura boa e eficiente. Ter a comissão pronta para trabalhar no momento certo pode ser a chave para que as coisas ocorram da melhor forma possível.
Para ajudar você nessa jornada, separamos alguns detalhes sobre os cargos e funções que devem estar presentes na sua comissão de formatura. Confira!
O que é a comissão de formatura?
A comissão de formatura é um grupo seleto de alunos de uma turma de graduação que se unem para organizar e planejar todas as atividades relacionadas à formatura da galera.
Geralmente, a comissão é composta por alunos que possuem habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e trabalho em grupo. Juntos, eles buscam garantir que a cerimônia de formatura e os eventos relacionados sejam inesquecíveis.
Quais são as funções de uma comissão de formatura?
A comissão de formatura desempenha um papel crucial na criação de uma experiência memorável para os graduandos. Por isso, algumas de suas funções incluem:
- Coordenação de eventos;
- Escolha de local para as festas;
- Escolha da temática e decoração;
- Elaboração de convites;
- Escolha dos trajes;
- Arrecadação de fundos;
- Financiar os eventos;
- Contratação de serviços;
- Outros.
Difícil, né?! Tudo isso deve ser feito nos mínimos detalhes, e é exatamente por isso que é importante estabelecer cargos e funções para cada um dos integrantes.
Quais os cargos de uma comissão de formatura?
Para que uma comissão de formatura seja realmente eficiente, os cargos e funções devem ser bem divididos entre todos os membros. E para que isso aconteça, cada membro deve entender as suas responsabilidades durante o planejamento da formatura.
Mas atenção: não existe uma comissão de formatura perfeita que se adeque a todos os cursos e faculdades. A seguir, compartilhamos os cargos mais comuns para que cada comissão possa pensar quais que se adequam ao seu caso. Confira!
Presidente
O grupo é liderado pelo presidente. Ele é responsável por presidir reuniões, garantir a participação dos membros, representar a comissão perante a instituição de ensino e fornecedores, autorizar pagamentos e observar o andamento geral das atividades. Além disso, junto ao tesoureiro, ajuda a administrar gastos e assinar documentos.
Vice-Presidente
O vice-presidente substitui o presidente em caso de ausência e contribui com o líder em suas responsabilidades.
Tesoureiro(a)
O tesoureiro cuida da parte financeira, como pagamentos, cobranças (caso a comissão opte por fazer a cobrança por conta própria), demonstrativos, relatórios, definição de valores e registros
Se a comissão de formatura não tiver parceria com uma empresa especializada em cobrança, gestão financeira e arrecadação, a pessoa que exercer esse cargo provavelmente vai sofrer bastante. E é por isso que algumas comissões optam por ter vários tesoureiros.
Vice-tesoureiro(a)
O vice-tesoureiro auxilia o Tesoureiro em suas responsabilidades e o substitui quando necessário.
Diretor(a)
O papel do diretor é administrar as atividades realizadas pelos times de planejamento, comunicação e relações públicas, além de negociar e supervisionar contratos com fornecedores.
Secretário(a)
O secretário redige as atas das reuniões, mantém as documentações organizadas e comunica informações importantes aos formandos e instituições.
Vice-secretário(a)
O vice-secretário apoia o secretário, assume a função em caso de ausência e auxilia nos processos de comunicação e documentação.
Conselheiro(a)
O conselheiro oferece orientação em decisões sobre o planejamento e organização da festa, medeia conflitos e resolve questões interpessoais, contribuindo com sugestões e ideias.
Além disso, o conselheiro contribui com sugestões e ideias que melhorem o processo de formatura. Muitas comissões possuem diversos conselheiros.
Além disso…
Algumas comissões têm um coordenador de eventos, responsável por organizar e gerir os pré-eventos. Esse cargo é responsável por viabilizar novos meios de arrecadação de verba para a comissão por meio de diversas festas e eventos.
Como conseguir um cargo em comissão de formaura?
Dentro de uma comissão existem membros que exercem funções que exigem alta responsabilidade e organização. Não basta querer ser o presidente, por exemplo; é necessário que todos os membros concordem que ninguém, além de você, poderia exercer essa função.
Portanto, uma das formas mais clássicas de conseguir um cargo na comissão de formatura é por meio de uma votação.
Após todos os alunos da turma estarem cientes da importância de uma comissão, seus cargos e responsabilidades, chega a hora de você se candidatar e concorrer à vaga desejada.
É importante que, durante a votação, estejam presentes pelo menos 50% + 1 dos membros da turma. Dessa forma, os resultados podem ser determinados de maneira justa.
Leia também: Como ser parte da comissão de formatura pode ajudar no seu futuro profissional?
Como formalizar uma comissão de formatura?
Agora entra uma parte mais séria. É necessário que a sua comissão seja formalizada oficialmente.
Como assim? Nós explicamos: para formalizar uma comissão de formatura, é necessário criar e registrar uma empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Assim, a comissão se transforma em uma associação civil sem fins lucrativos.
Em outras palavras, formalmente, a comissão é uma pessoa jurídica de direito privado que pode realizar atividades culturais, sociais, religiosas, recreativas, entre outras, sem buscar qualquer tipo de lucro monetário com essas atividades.
Tudo isso deve ser feito com a contratação de um profissional de contabilidade.
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Quantas pessoas participam da comissão de formatura?
De forma geral, podemos dizer que as comissões são formadas por até 20% dos formandos.
Algumas turmas preferem manter a comissão enxuta para evitar que um grupo maior atrapalhe a organização e as tomadas de decisão. Em outros casos, as turmas escolhem aumentar a representatividade de forma direta e , assim, uma parcela maior da turma participa da comissão.
Ambas as alternativas são boas. O mais importante é que o interesse dos formandos esteja sempre em primeiro lugar! Lembre-se: a comissão e seus cargos e funções precisam funcionar em benefício da turma! Pensando no bem coletivo.
Seja qual for a opção escolhida, o Keeper pode ajudar a sua comissão a se organizar.
Entre os nossos principais benefícios, oferecemos uma assessoria especializada que ajuda toda a comissão a entender como as coisas funcionam nessa área. Juntos, iremos calcular a expectativa de arrecadação necessária, estimar valores, metas e tudo mais.
Se você ficou em dúvida sobre os cargos da comissão, suas funções ou sobre como organizar tudo isso, entre em contato com o nosso time. Estamos prontos para ajudá-lo!
Perguntas frequentes sobre comissão de formatura
Uma comissão de turma é uma pequena fatia dos alunos de uma turma de formandos que é responsável pelo controle financeiro e organização de um baile de formatura e festas relacionadas à formatura.
Os cargos mais comuns para uma comissão de formatura são:
– Presidente;
– Vice-presidente;
– Tesoureiro(a);
– Vice-tesoureiro(a);
– Diretor(a);
– Secretário(a);
– Vice-secretário(a);
– Conselheiro(a);
– Coordenador de eventos.
O secretário ou secretária de uma comissão de formatura é responsável por redigir as atas de reuniões, manter as documentações organizadas e comunicar informações importantes aos formandos e instituições.
A formatura em si não é obrigatória para a conclusão da graduação, mas a colação de grau é um requisito. Diversas funções são designadas para a cerimônia, como patrono, paraninfo, professor homenageado, juramentista, orador e, é claro, o mestre de cerimônia.
Como o nome sugere, o mestre de cerimônia é quem apresenta e conduz a cerimônia solene de colação de grau. Ele atua como o anfitrião responsável por fazer a abertura da cerimônia, discursar sobre a importância desse momento e conduzir os procedimentos formais.