Keeper Formaturas

Guia do calouro para sobreviver à vida universitária

Atenção, calouro! Seja muito bem-vindo aos que serão provavelmente os quatro (talvez mais) melhores anos da sua vida! Com algumas dicas, você pode sobreviver a esse período facilmente.

Se você acabou de passar no vestibular e em breve entrará na faculdade, você precisa conhecer algumas coisas básicas para navegar com sucesso pela vida universitária. E calma, não existe muito segredo… mas, devido à ansiedade, sempre vale a pena aprender alguns truques.

Por isso, criamos este guia de sobrevivência para ajudá-lo a ter a melhor experiência possível na universidade. Confira!

O que é ser um calouro?

Antes de mais nada, precisamos alinhar alguns conceitos para evitar a impressão de que estamos falando grego.

Ser calouro equivale quase a ser um novato. As pessoas usam esse termo para descrever alguém que é novo no curso, na graduação ou, em resumo, um aluno novo.

No entanto, quando o assunto é faculdade, a experiência de calouro vai um pouco além de ser simplesmente um novato. Nesse caso, a principal regra é que um veterano batize o calouro, ou bixo, com um apelido, e ele deve atender por esse apelido pelo resto do ano.

Por que o calouro é chamado de bixo?

Se você tem curiosidade sobre por que chamam os calouros de “bixos”, veio ao lugar certo. A história pode ser um pouco complicada, mas vamos lá.

A palavra “vestibular” vem do latim “vestibulum”, que significa algo que dá passagem às outras partes da casa.

Na Roma Antiga, os animais tinham que passar pelo vestibulum, o que originou a analogia. Assim como os animais passavam pelo vestibulum, os “bixos” têm de passar pelo vestibular para entrar na faculdade.

Portanto, os “bixos” são os calouros que passaram pelo “vestibulum”.

Calouro e veterano, qual a diferença?

Assim como chamam os novatos de calouros, ou bixos, aqueles que já estão na faculdade há algum tempo também possuem um nome: os veteranos. Os veteranos recebem os calouros, organizam os trotes, batizam os bixos com os novos nomes e iniciam os novatos na vida universitária.

Quando deixa de ser calouro?

Para a alegria de alguns e a infelicidade de outros, o calouro não é calouro para sempre. Após o primeiro ano de graduação, chega o momento de libertação, quando o calouro se torna veterano e assume os direitos e responsabilidades de um, seguindo a tradição.

Algumas turmas, como as de medicina, comemoram esse momento com a festa de libertação.

Você também pode gostar de ler:

calouro universitário

Guia de sobrevivência para a vida universitária

Agora sim! Você já está quase formado na língua universitária, só falta estudar por quatro anos seguidos. 🤩 Vamos às dicas de sobrevivência.

1º O trote para os calouros

Não tem jeito, entrou na facul, tem que encarar o trote. E não, não é nada daquilo que te contaram ou que você viu na TV. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer!

Aos bixos e às bixetes, o importante é se divertir e criar boas memórias. Aqui vocês começam a conhecer seus colegas veteranos, então aproveitem, porque esse momento não volta.

A regra é clara: você vai se sujar. Seja com tinta, ovo, farinha ou drinks, o segredo é ir com uma roupa velha e já pensar em como você voltará para casa com sujeira dos pés à cabeça.

O principal objetivo dos trotes é integrar os calouros com a faculdade, então não se preocupe se você não conhece ninguém . A realidade é que ninguém se conhece ainda. A atlética, a bateria e os veteranos estão lá justamente para ajudar a integrar os calouros com o universo e os hinos da facul que fazem sucesso nos jogos universitários.

Dica de ouro: prepare-se para a ressaca!

2º Você é um calouro independente!

No primeiro dia, sempre rola uma insegurança e a sala nem se mexe. Mas fica tranquilo: agora você não precisa pedir para ir ao banheiro e, em algumas aulas, não é mais necessário marcar presença. Com o passar dos dias, você perceberá que já é independente e que isso representa maior liberdade.

Mas cuidado! Mais liberdade requer maior responsabilidade. O seu sucesso na faculdade depende, primeiramente, de você e do seu interesse.

3º Agora é intervalo

Cuidado para não perguntar sobre o recreio, por favor! Na faculdade, chama-se intervalo.

Agora, você pode escolher se vai tomar um cafezinho, comer alguma coisa, dar uma volta ou tirar uma soneca no tempo precioso entre as aulas… A duração dos intervalos depende muito dos seus professores e dos horários determinados para cada período.

Uma boa dica é: vá às primeiras aulas. Assim, você já fica sabendo quais são as regras de cada professor.

Leia também: Dicas para quem vai sair de casa para fazer faculdade

4º O Wifi

Se tem uma coisa com a qual você vai criar uma relação de amor e ódio é o Wi-Fi da faculdade. Logo no primeiro dia, descubra a senha da rede ou aprenda como se logar com o seu perfil de aluno.

A qualidade e a velocidade da internet no campus dependerão da sua sorte. Estamos torcendo por você!

5º  Melhores amigos da xerox

Entre a xerox e o bar, você provavelmente gastará mais dinheiro com a xerox, juro!

Separe uma fatia da sua mesada ou do seu salário, porque você a destinará às xerox. Sejam livros, PDFs ou o caderno daquele colega organizado, sem as cópias você não é ninguém.

Fica esperto: a fila da xerox é maior que a da cantina e, no final do semestre, mais cheia que a sala de aula.

6º Anote tudo, calouro!

Querido bixo ou bixete, não caia na cilada de não anotar as aulas achando que conseguirá lembrar de tudo depois. Poucos professores disponibilizam o material de aula e são ainda mais raros os que escrevem na lousa… Então, preste atenção e faça as anotações das aulas, viu?

7º O 7 é o novo 10

Lembra quando você ficava triste por não tirar nota 10 na escola? Esqueça, isso também ficou no passado. A partir de agora, um 7 é como um 10!

As provas são mais difíceis e há mais trabalhos, seminários e outras formas de avaliação. Você deve se preocupar com as DPs (dependências): fuja delas!

Leia também: Entenda o que você pode fazer ainda na faculdade para seu futuro profissional

8º Sem paranoias

Eu sei que pode ser frustrante como calouro não tirar as melhores notas ou não ser o melhor da turma, mas isso não significa que você será um péssimo profissional, ou menos capaz.

As aulas não são as únicas formadoras de um bom profissional, apenas oferecem a base e o caminho para que você desenvolva as habilidades necessárias para exercer a sua profissão.

9º Economize tempo

Não importa como você realiza suas atividades ou controla seu tempo! Hoje, a tecnologia favorece os universitários, com aplicativos para não perder o ônibus, não esquecer os compromissos, controlar os gastos no bar, etc. Portanto, nada de desculpas para si mesmo. Se organize como preferir.

10º Formatura

O que é isso? Mal entrou na faculdade e já está sonhando com a formatura? Acredite, não é só você. Sua família, amigos e colegas compartilham esse sonho. E garantimos uma coisa: todo o seu esforço será recompensado e valerá a pena quando a formatura chegar.

E sim, muitas coisas vão acontecer até lá, mas você não precisa esperar até a última hora para começar a arrecadar dinheiro para a festa. Na verdade, quanto mais cedo, melhor. Iniciar uma arrecadação antecipada alivia o estresse financeiro e permite um planejamento mais flexível.

E sim, muitas coisas vão acontecer até lá, mas você não precisa esperar até a última hora para começar a arrecadar dinheiro para a festa. Na verdade, quanto mais cedo, melhor. Iniciar uma arrecadação antecipada alivia o estresse financeiro e permite um planejamento mais flexível.

Além de ajudar com nossos anos de experiência, o Keeper oferece uma plataforma repleta de ferramentas que auxiliam na organização, gestão e arrecadação financeira para a sua formatura e rolês universitários. Estamos aqui para ajudar você e sua comissão nessa missão não tão impossível.

E aí, animado com as novas dicas? Fica frio, bixo, logo você pega o jeito! Baixe o nosso e-book sobre comissão de formatura, do início ao baile, e em breve você será um orgulhoso veterano. Boa sorte!

ebook comissão de formatura