Keeper Formaturas

Festa medicina: descubra as festas que podem rolar durante o curso

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de alguma festa de medicina. Mas você sabia que existem vários tipos delas? 

Se o seu sonho é ser médico, um dos primeiros desafios da profissão com certeza é entrar na faculdade, não é mesmo? Mas após o vestibular os desafios são outros. Serão no mínimo 6 anos intensos de muitas provas e residências. 

Aproveitar a vida universitária pode não ser fácil para alguns. São anos de muita correria, trabalho e estudos intensos. Entretanto, as festas universitárias estão aí exatamente para isso. São o momento perfeito para descontrair e comemorar as metas alcançadas.

Confira neste artigo quais são as festas mais comuns que rolam durante o curso de medicina.

Quais são as festas de medicina?

Se tem uma coisa que os futuros médicos sabem fazer bem, essa coisa é festejar! Com eles, cada fase, cada ciclo e cada conquista pode, e deve, ser celebrada. Se você pretende fazer parte de uma turma assim, confira os principais tipos de festa que acontecem na faculdade de medicina.

Batizado

Tudo começa com o batismo dos novos bixos e bixetes. Além de você finalmente poder comemorar que é um estudante de medicina, é hora de se preparar para o trote! O trote é organizado pelos veteranos do curso. São eles os responsáveis por receber os novos bixos.

Durante o trote acontece uma série de gincanas, shots e banhos de tinta. E entre todas as atividades de integração, os veteranos também batizam os bixos com seus novos apelidos.

É após o batismo que os bixos podem finalmente curtir o primeiro ano de facul… Com algumas regras, é claro.

A principal é que, até o segundo ano, os bixos terão que obedecer seus veteranos e serem chamados apenas por seus apelidos, tendo que, inclusive, atualizar as redes sociais com o novo nome. Mas calma, tá? #TroteSemViolência por aqui!

Festa do jaleco

A festa do jaleco é mais uma das grandes e tradicionais festas do curso de medicina. A cerimônia oficializa a entrega do jaleco, que é o Equipamento de Proteção Individual (EPI) mais tradicional e inconfundível de qualquer profissional da saúde.

A celebração, basicamente, envolve a entrega do jaleco para simbolizar o primeiro passo na carreira profissional e ensinar algumas dicas como os lugares, horários e forma correta de utilizar o EPI. 

Libertação

No começo do segundo ano chega a hora da libertação dos bixos! Sim, você pode parar de obedecer seus veteranos e pode tirar o apelido da facul das suas redes sociais. Amém?! 🙌

Mas, além disso, a festa de libertação dos bixos representa o início dos seus anos como veterano, e agora você terá que organizar o trote para os novos bixos. Isso mesmo, você poderá escolher um bixo para chamar de seu e fazer o trote como quiser na galera nova!

Leia também: Organizar festas para ajudar na arrecadação da formatura

InterMED

Agora que você já passou pela libertação e se tornou um veterano, pode aproveitar tudo o que o InterMED oferece! Para quem não conhece, o InterMED é uma competição esportiva estadual ou interestadual, que envolve estudantes de medicina de diferentes faculdades.

O mais comum é que a cada ano o InterMED seja organizado em uma cidade diferente. No decorrer de três ou quatro dias, as turmas de medicina formam suas equipes e competem entre si em diferentes modalidades esportivas e, é claro, promovem festas inesquecíveis.

Não é à toa que o InterMED seja um dos momentos mais esperados ano após ano. Os eventos movimentam verdadeiras multidões e ajudam as comissões de formatura de medicina a bombarem os cofres na arrecadação das festas de formatura.

Ciclo Básico

Passados dois anos, os estudantes concluem o chamado ciclo básico. Durante esse período, só são vistas as matérias teóricas do curso. Ou seja, aquelas introdutórias em que os alunos aprendem sobre o funcionamento do corpo humano em seu estado normal, sem doenças.

Pode ser um pouco óbvio, mas é a partir desse ponto que o curso de medicina começa a ficar cada vez mais interessante. Pois bem, a festa do ciclo básico comemora justamente o fim destes dois anos e o começo de uma nova jornada, o ciclo clínico!

festa medicina

Meio Médico

Uhuuul! Hora de comemorar, abraçar o amiguinho e a família. Se sua festa de meio médico chegou, significa que você concluiu com sucesso o ciclo clínico e metade do seu curso de medicina.

Agora você, além de saber todas as teorias e ter conhecimento clínico, é praticamente um médico. Só falta o internato, as residências, especializações… rs.

Infelizmente para alguns e felizmente para outros, a festa de meio médico, além de representar que metade da faculdade já foi concluída, também é o último momento da turma 100% reunida. Afinal, quando o internato começa a vida de todos os estudantes fica MUITO corrida.

É por conta dessa festa que muitas pessoas dizem ter dois bailes de formatura nos cursos de medicina. A festa do Meio Médico seria a primeira delas.

1000, 500, 100 e 50 dias

Se tem uma coisa em que temos que concordar, é que a faculdade de medicina é extremamente longa. Por este motivo, é importante comemorar todas as pequenas conquistas no decorrer do curso!

Algumas das festas mais comuns nos cursos de medicina são aquelas que comemoram o número de dias que faltam para a formatura. Cada faculdade comemora de um jeito, mas normalmente são: 1000, 500, 100 ou 50 dias!

Festa de medicina temática

Além de estar em alta como opção para o baile de formatura, as festas temáticas são um acontecimento frequente nos cursos de medicina devido às tradições de formatura. A festa do pijama, por exemplo, ainda é uma tradição à parte para comemorar o final do curso.

Alguns outros temas em alta para as festas temáticas, seja para o baile de formatura de medicina, ou para outros eventos, são:

  • Cassino;
  • Anos 1980;
  • Hollywood;
  • Oscar;
  • Baile de Máscaras;
  • Dias das Bruxas.

Internato

O internato é a hora do estudante colocar em prática todos os conhecimentos. Esse período acontece durante os dois últimos anos do curso, depois que os alunos já foram aprovados em todas as matérias dos ciclos básico e clínico.

Durante o internato o aluno passa a maior parte do tempo em hospitais, fazendo plantões e escalas em todas as especialidades médicas. A rotina é bem puxada: os internos atendem pacientes, acompanham a evolução de seu quadro clínico, auxiliam os cirurgiões, realizam partos e plantões em pronto-socorro.

Cansou? A gente também! É por isso que a festa do internato acontece!

Baile de formatura

Que rufem os tambores… Uma nova turma de futuros médicos está formada!

É neste momento que o pai, a mãe, a família, os amigos, todo mundo chora de alegria por você ter concluído a faculdade de medicina. Todo o perrengue passou e agora você pode começar a colher os frutos do seu esforço.

O baile de formatura é a última, porém, talvez, a festa mais importante e aguardada durante todo o curso de medicina. Por causa disso, o baile não costuma ser organizado por todos ou qualquer aluno da turma. É necessário que a turma tenha  uma comissão de formatura responsável pela organização dessa grande festa.

guia formatura de medicina

Dicas para ter festas perfeitas na formatura de medicina

Embora possam parecer muito corriqueiras, as dicas que apresentamos a seguir são fundamentais para ter festas perfeitas. Então, aproveite e confira essas dicas de planejamento para não deixar nenhum detalhe de fora das festas da medicina!

Deixe sempre claro a data e o local

É importante que, em toda a comunicação e mensagens sobre as festas, as informações relacionadas a data, horário e local estejam claras e bem visíveis, afinal, ninguém vai se interessar pela festa se não souberem quando e onde vai acontecer.

Prepare uma lista de convidados

Essa dica não é necessária em todas as festas de medicina, mas é essencial na de Meio Médico e no Baile de Formatura. Sem uma lista de convidados que estime a quantidade de pessoas que devem comparecer às festas, fica impossível fazer os orçamentos necessários.

Defina o traje da noite

A escolha do traje recomendado para a festa é uma questão de etiqueta. Os convidados precisam saber exatamente como devem se vestir para não “destoar” do restante da festa. 

Escolha algumas opções de buffet

Definir quais serão as opções de comes e bebes na festa também é fundamental para calcular as quantidades necessárias e, é claro, o orçamento destinado ao buffet.

Na maioria das festas da medicina, o cardápio de comidas e bebidas não precisa ser muito elaborado. Já para a festa de Meio Médico e o baile de formatura, é esperado um cardápio refinado, seguindo as tradições de cada festa.

Planeje a decoração da festa de medicina

Para que as festas de formatura sejam especiais, é preciso investir também na decoração e incluir esse gasto no orçamento. Nesse sentido, escolher um tema para a festa ajuda muito na hora de levantar ideias para a decoração.

Invista em atrações

Uma festa, para ser inesquecível, precisa de atrações à altura. Por isso, nas principais festas de medicina, é muito comum que as comissões contratem bandas e até DJ’s famosos para animar a pista de dança.

Sempre faça mais de um orçamento

Por fim, a dica mais importante para qualquer comissão de formatura, tanto de medicina quanto de outros cursos é: sempre faça orçamento com mais de um fornecedor! Do contrário, são grandes as chances da comissão pagar mais do que o necessário por todos os serviços que listamos aqui!

Mas, e aí, a turma da sua facul faz todas essas festas? Se não, manda esse artigo para os seus amigos e comece já a curtir um pouco mais.

Planeje a venda de ingressos da festa de medicina

Um dos maiores desafios de organizar um evento de faculdade é a venda de ingressos e como realizá-la de forma segura e organizada.

Existem diversas formas de vender os ingressos para o seu evento da faculdade, como em bilheterias físicas por meio de representantes das entidades e comissões, além de vendas on-line, por exemplo.

Por isso, é importante a turma estabelecer a forma de venda mais adequada e adicioná-la nas comunicações do evento.

Você também vai gostar de ler:

Peça a ajuda do Keeper para a sua festa de medicina

Além de fazer um evento lucrativo, o que pode ajudar a sua comissão a ter mais dinheiro para pagar a formatura é investir. No Keeper, o dinheiro levantado no evento fica rendendo durante toda a arrecadação, contribuindo ainda mais com a comissão de formatura.

Se quiser saber mais, fale com um de nossos consultores.

Perguntas frequentes sobre festa de medicina

O que é a festa meio médico?

A festa do meio médico é conhecida como um segundo baile de formatura, já que marca a metade do curso de medicina. Ou seja, é uma festa para celebrar o meio da trajetória até a conclusão da graduação.

Qual o valor de uma festa de formatura?

A festa de formatura é um evento não obrigatório para a conclusão de uma graduação. No Brasil, de forma geral, o preço médio de uma adesão (compra de mesa) para a festa de formatura está em torno de R$3 mil por aluno. Esse valor pode variar de acordo com a região.

Quanto custa uma formatura de medicina?

Ao contrário de muitos cursos, o custo para a festa de formatura de medicina costuma chegar até cerca de R$18 mil e R$20 mil por formando.

A adesão (compra de mesa) de outros cursos custam, em média, R$3 mil. Entretanto, assim como o curso de medicina, podem variar de acordo com a região, curso e instituição de ensino.

Diretor comercial